ADN de Heróis
ADN de Heróis
1. “ADN de Heróis” é um mote que aponta para as noções-chave que as comunidades escolares da REASD consideram ser relevantes para os seus projetos pedagógicos e os seus planos de ação no próximo triénio: cada aluno é único; a excelência é um alvo a atingir; a diferença no pensar, falar e agir é uma marca distintiva no Cristão. Deus olha para cada um como um ser único, espera de cada um a excelência, agrada-Se da diferença que os Seus filhos demonstram, na aprendizagem, na educação e na vida, como testemunho do Seu amor.
2. “ADN” é uma referência à Genética, uma das áreas científicas que mais interesse e mistério encerra, bem como das que se encontram em maior desenvolvimento na atualidade e que mais testificam do poder Criador e criativo extraordinário detido unicamente por Deus. Todos temos ADN, mas é ele que nos torna únicos; todos provimos da ação criativa de Deus, mas todos somos criados únicos. “ADN” remete para as características que tornam o Cristão diferente, não no sentido de exclusivo, seletivo e sectário, mas no sentido de distinto e separado, por Deus e para Deus. “ADN” remete para a singularidade de cada pessoa, as suas características e competências, objetos da verdadeira Educação, que incentiva a individualidade e a autonomia, tendo em conta as suas condições e as suas circunstâncias. ADN também é uma herança que partilhamos e que nos torna irmãos numa grande família, a Humanidade. “ADN” é o acrónimo de três verbos de ação que são a função do Herói: Amar – Descobrir – Nutrir. Cada agente de uma comunidade educativa é, neste sentido, um Herói.
3. “Heróis”. Não podemos ser indiferentes à realidade presente nas famílias, nas comunidades e na sociedade. Estamos na maior crise que alguma geração viva já passou, ao nível mundial: sanitária, económica, social, ecológica, moral e espiritual. A resposta a essa crise remete para a capacidade de resistir, resilir e reconstruir. As gerações em preparação necessitam de ser educadas nessas competências, com alegria, solidariedade, serviço, espírito de missão e capacidade de superação. Heróis: procuram-se e precisam-se.
4. Conforme as diretrizes da Autonomia e Flexibilidade Curricular, definidas no DL 55/2018, a par da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, “ADN de Heróis”, estará assente numa pedagogia pela descoberta, métodos ativos, trabalho colaborativo, cooperativo, em rede e num currículo formal/informal, que valorize as necessidades, os interesses e as potencialidades individuais e coletivas dos alunos/turmas, indo além das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
5. As quatro características do “ADN de Heróis” assentam no desafio de Deus a Josué, que consta do texto de Josué 1:9, transcrito da versão d’ O Livro: “Sê ousado e forte! Abandona o medo e a dúvida!”. Os Heróis são ousados, fortes, corajosos (sem medo) e fiéis (sem descrença). O Herói é humilde e reconhece que o seu objetivo não é o de aperfeiçoar os seus “poderes” próprios, para esta Terra, mas sim o de crescer rumo ao ideal da restauração à imagem de Deus, segundo o Modelo Perfeito de Herói, Jesus Cristo. Josué, tal como Cristo, viveu na dependência do Pai e no exercício de uma liderança inspiradora e partilhada. Josué é um tipo de Jesus, que venceu pelo poder de Deus na missão que por Deus lhe foi confiada. O Herói reconhece, ainda, o valor do discipulado, da aprendizagem através do convívio e do estudo, com os mais ousados, fortes, corajosos e fiéis na sua caminhada de fé, como Josué em relação a Moisés. O Herói recebe, aceita e vive uma Educação integral, preocupada com a totalidade do seu Ser, que envolve o seu bem estar e o seu desenvolvimento físico, mental, social e espiritual. Finalmente, o Herói distingue-se pelo pensar, falar e agir, pela estética e a ética, pelo foco e o empenho em valores e princípios da Eternidade, que lhe dão sentido e poder. Isso define o seu estilo de vida.
ADN de Heróis – Pai/Mãe/Encarregado de Educação
Pretende dar ao seu filho(a)/educando uma educação cujo pilar fundamental seja a família, focalizada em valores ou atitudes como a responsabilidade, a solidariedade e a excelência? Se sim, porque não considerar as valências da Educação Adventista intrínsecas à sua rede escolar/AREASD? Nesse sentido, o CAOD compromete-se a capacitar o desenvolvimento equilibrado do seu educando, nos domínios pessoal, interpessoal e espiritual.
ADN de Heróis – Aluno
Gostas de desafios e aventuras? Encontra, no CAOD, o teu ADN de herói. Sê ousado, corajoso e forte. Descobre e explora as tuas capacidades, gostos, interesses e áreas de estudo favoritas. Conquista e fortalece as boas amizades. Experimenta e segue o exemplo de Jesus Cristo, o Herói dos heróis.
ADN de Heróis – Escola Adventista
Qual é o verdadeiro ADN da Educação Adventista? Durante os anos letivos de 2021/2024, cada escola da AREASD, em Portugal, focalizará o “ADN de Heróis”, ajustado às necessidades, características e expectativas dos seus alunos, ensinando a resistir, resilir e reconstruir, tudo num ambiente escolar inclusivo, seguro, tranquilo e de qualidade, em que a aprendizagem, a alegria, o louvor e a adoração a Deus são reais.
O “ADN de Heróis”, desta Escola Adventista, dinamizará oportunidades para que os alunos se desenvolvam de forma completa, a nível físico, psicológico, social e espiritual, assim como atividades de descoberta de um Deus maravilhoso, contribuindo para, no presente e no futuro, formar adultos conscientes, solidários e bons cidadãos.
ADN de Heróis – Comunidade
«No seu sentido pleno, a educação cristã é redenção, restauração e reconciliação.» (KNIGHT, G. – Educar para a Eternidade: p. 59). Neste pressuposto, o CAOD, mediante a oferta educativa “ADN de Heróis”, procura cativar, de forma consciente e responsável, o interesse e participação de toda a comunidade escolar nessa valorosa missão, envolvendo a escola, os alunos, as famílias e a Igreja na descoberta e exploração de características que nos tornam irmãos de uma grande família, a Humanidade. Dessa forma, ambiciona-se desenvolver saberes e competências psicossociais, empáticas ou humanistas, em particular a solidariedade, resiliência, capacidade de superação e de celebrar a vida com alegria, à imagem e semelhança de Cristo.
2021/2022 - ADN de HERÓIS: MISSÃO PENSAR, CUIDAR E RECONCILIAR
Pensar é promover a individualidade e agir com consciência e responsabilidade nos desafios diários. Cuidar é valorizar o autorespeito, considerar as necessidades dos outros a par das do planeta. Reconciliar é reconhecer quer partilhamos um ADN, como irmãos, promovendo a dignidade da grande família humana.
Valores e atitudes a explorar:Responsabilidade, consciência, solidariedade, mordomia, amizade, alegria.
Experiências de aprendizagem:Aulas, atividades extracurriculares, Integração da Fé no ensino e aprendizagem, projetos interdisciplinares/transdisciplinares; colaborativos/cooperativos; parcerias e intervenção na comunidade; visitas de estudo.
2022/2023 - ADN de HERÓIS: MISSÃO APRENDER, INTEGRAR E RESTAURAR
Aprender é potenciar o desenvolvimento físico, psicológico, social e espiritual. Integrar é aceitar e incluir todos, de modo a atenuar as desigualdades/assimetrias e a empoderar os mais vulneráveis. Restaurar é refletir a imagem de Deus, em si próprio, nos relacionamentos com os outros e com o mundo natural.
Valores e atitudes a explorar:Esforço/empenho, singularidade, inclusão, aceitação, renovação, desenvolvimento.
Experiências de aprendizagem:Aulas, atividades extracurriculares, IFE, projetos interdisciplinares/transdisciplinares; colaborativos/cooperativos; parcerias e intervenção na comunidade; visitas de estudo.
2023/2024 - ADN de HERÓIS: MISSÃO EXPLORAR, SERVIR E REDIMIR
Explorar é descobrir competência, capacidades, características pessoais e interpessoais, de forma consciente, livre e criativa. Servir é exercer a boa cidadania, à imagem e semelhança do discipulado cristão, sustentado na compaixão universal, em especial os mais frágeis. Redimir é imitar o modelo perfeito do herói, Jesus Cristo, assim como acreditar no valor do Seu sacrifício e na esperança da salvação.
Valores a explorar:Criatividade, liberdade, compaixão, cidadania/discipulado, excelência, sacrifício/salvação.
Experiências de aprendizagem:Aulas, atividades extracurriculares, IFE, projetos interdisciplinares/transdisciplinares; colaborativos/cooperativos; parcerias e intervenção na comunidade; visitas de estudo.